viernes, 16 de septiembre de 2011

Condicionamento físico / Aptitud


 Ok…  ok…  não sou  nenhuma  vovó  sedentária, mas  tb não  sou  uma  esportista  assídua…. Academia me  parece  mais  um estudo de  ratas  em laboratório….  Minha  praia está  mais voltada  aos  esportes sociais tipo levantamento de copo estiramento ao despertar....  produção de vitaminas essenciais ao corpo (mais conhecido como lagartixa  de praia)
....  brincadeira!!!  Não  faço  só  isso...  claro!!!  Ter  uma  vida  saudável e mudar  alguns  hábitos fazem uma  diferença incrível, a  vitalidade, o humor, o bom sono, os  hormônios tudo em conjunto  te  fazem menos  estressado e rabugento... traduzindo : se  sentir mais  feliz! ( e claro com  um empurrãozinho na  autoestima  modelando a  carcaça!)
Mas tenho preferencia ao esforço em ação como jogos  em equipe, atividades  ao ar  livre, a  sair  sempre  em  patins ou skate, e claro... meu preferido... a  dança ..... esse  pessoalmente faz  bem pra minha alma! 
Faz  bem pra  alma  mas  não te  prepara  pra estar de  4 a 6 horas diárias em uma  bicicleta durante  15  dias  consecutivos. E  não é  pedalada de estrada, é  de  montanha (imaginemos o panorama: subidas, baixadas, pequenos rios, pedras.... barro)
 A  Maior experiência que  tive  com MountainBike foi dar a  volta  em uma  ilha (Gozo, uma  das  3 ilhas de Malta, praticamente  todo 1 dia). O  principal obstáculo não era  o esforço físico, Guido (nosso  amigo/guia turístico/ anfitrião e seus 50 e poucos anos) nos  tirava uma  vantagem incrível.... ele tinha que parar e esperar as  retardatárias.... no caso eu  e minha  amiga Maite. As pernas  não  doíam, o mais incomodo eram as descidas  sobre  pedras e  o  impacto da  bicicleta  amortizado com as mãos  e  com as  partes  baixas ( que  ao  final  do  dia  estiveram totalmente  interditadas e  em greve  durante  pelo menos  uma  semana!)

Decidi então renderme ao laboratório e  me  preparar melhor para  que  pudesse  disfrutar do  caminho. Como as  decisões foram um pouco justas eu já não  tinha muito  tempo  era lógico pedir uma  ajuda  de  quem entende e  ser  mais  efetiva  em menos  tempo. Durante  as  duas  ultimas  semanas tive a  ajuda  da Laia ( laiaclaverias@gmail.com).... personal trainer do DIR de Grácia ( para os  que estão por  Barcelona) pensando especialmente em aumentar a resistência, ganhar  mais  força  para  os  momentos  de  pico e  dificuldade, equilíbrio e exercícios  especiais para  evitar contusões....  claro  que  somando  a  pedalar  diariamente.  A  verdade  é que  foi divertido....  sofrido sem duvidas... porém ver  o progresso  dia  a  dia... poder  tirar  mais  a  cada  subida  me  deu  mais  confiança  em me  lançar  sozinha!

Conselhos de todos:
- De  manha não fazer  estiramentos passivos, melhor exercicios com movimentos articulares para  ativar a  musculatura.
- Não esperar  ter  fome  ou  sede, parar  e  picar  algo a  cada 1h30 (barras de cereais frutos secos, agua...  agua  com TANG fácil e  leve de  levar)
- Ao meio dia comer  um lanche ou algo mais ligeiro e  aproveitar  pra  programar como e  onde  acabar a  etapa
- em uma  subida  se  não aguentar sem nenhuma  vergonha o melhor é  descer  da  bike e  ir  caminhando,  não  tentar retomar  a  subida por  orgulho !!  se  o terreno  ainda  for  inclinado continuar caminhando...  se  forçar os  joelhos e  as  costas  ficarão no caminho.
- estiramentos ao acabar
- De  noite  aproveitar  pra  comer  um  bom PF
- cuidar  da  pele  da  virilha, de  roçar pode  ser  que em alguns  dias  este  tudo  em chamas!
 




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Ok ... ok ... yo no soy una iaia, pero tampoco soy una deportista ... así asidua. El gim me parece más un estudio de ratas de laboratorio. ... Me apetece más dedicarme a los deportes del tipo social de llevantar vasos o de estiramiento al despertar .... q tal la producción de vitaminas esenciales para el cuerpo?? (mas conocido como lagarto de playa) :P
.... es broma! No hago solo eso ... ¡Por supuesto! Tener un estilo de vida saludable y cambiar algunos hábitos te hacen una gran diferencia, la vitalidad, el humor, el buen sueño, las hormonas hacen que tengas menos estrés y mal humor ... traducido en sentirse más feliz! (Y dar un impulso en la fundición de la autoestima, y en el modelado!)
Pero tengo preferencia en el trabajo de acción, como juegos de equipo, actividades al aire libre, patinar o andar y por supuesto ...
mi favorito ... bailar ..... personalmente este me hace bien en el alma!
Es bueno para el alma, pero no te deja a punto para hacer de 4 a 6 horas por día en una bici durante 15 días consecutivos. Y no hay ciclismo en carretera casi, la montaña es (imaginando: colinas, valles, ríos pequeños, rocas .... arcilla)
La mayor experiencia que tuve con MountainBike fue dar la vuelta en una isla (Gozo, una de las tres islas de Malta, tardamos 1 días completo). El principal obstáculo no era el esfuerzo físico, Guido (nuestro amigo / guía turístico / host y sus años 50 y pico) nos llevó una ventaja increíble .... tuvo que esperar a que
yo y mi amiga Maite le  alcanzáramos .... Las piernas no me dolían tanto, lo mas incomodo fueron las piedras y el impacto en la bajada en bici por aguantar todo con las manos y claro alternando con el extremo inferior,  al final de la jornada fueron sellados por completo y en huelga por lo menos una semana!

Así que decidí ir al laboratorio y prepararme mejor para poder disfrutar del camino. Ya que todo ha tardado en resolverse, no tenia mucho tiempo y una lógica fue pedir la ayuda de aquellos que entienden y ser más efectiva en menos tiempo. Durante las últimas dos semanas he tenido la ayuda especial de Laia (
laiaclaverias@gmail.com).... entrenadora personal del Dir de Gràcia (para los de Barcelona) ella preparó una rutina llevando en cuenta el aumento de la resistencia, ganar más poder para las horas pico y dificultad, el equilibrio,  ejercicios especiales para evitar lesiones .... claro que la adición del ciclo diario pedaleando. La verdad es que fue muy divertido .... sufrido, sin duda ... Pero ver el progreso día a día y notarme cada día más capaz en tirar! 

consejos de todos: 
- Por la mañana no hacer estiramientos pasivos,, mejors  ejercicios de movilidad articular para  activar la musculatura.
- No esperar a tener hambre o sed, picar algo a cada 1h30 (barritas o frutos secos, agua ... agua con Tang fácil y ligero para llevar)
- Al medio día, comer un bocadillo o algo ligero y aprovechar  el momento para decidir cómo y dónde terminar la etapa
- En un ascenso si no puedes… lo mejor es bajarse de la bici y caminar, no trates de subir de nuevo por orgullo! si el suelo está todavía muy inclinado… seguir caminando ... salvaras  tus rodillas y tu espalda.
- Estirarte al final
- Por la noche disfrute de una buena comida o un menu
- El cuidado de la piel de la ingle es  importante, de frotar puede ser que en unos días de todo esto salga el fuego!
 

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